top of page

A ROSA DE HIROSHIMA

Pensem nas criancas
Mudas, Telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas, inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas, Alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! Nao se esquecam
Da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada

(VINÍCIUS DE MORAES)

A obra foi escrita por Vinícius de Moraes no ano de 1954, durante o período literário modernista; foi musicalizada pela banda Secos e Molhados, liderada por Ney Matogrosso, em 1973.

O poema modernista refere-se à bomba atômica jogada na cidade de Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria. É referenciada como " radioativa, estúpida, inválida", destacando efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes como aconteceu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. 

O POEMA NOS TRAZ UMA ANÁLISE AMPLA SOBRE DIVERSOS CONTEÚDOS:

-LITERATURA: MODERNISMO (SEGUNDA FASE).

-HISTÓRIA: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL/GUERRA FRIA.

-QUÍMICA: RADIOATIVIDADE.

-BIOLOGIA: GENÉTICA.

-FÍSICA: FISSÃO NUCLEAR/FÓRMULA DE EINSTEIN.

A BOMBA NUCLEAR

Diferentemente das armas convencionais, a explosão nuclear tem múltiplos efeitos. Ao ser detonada, provoca um devastador e mortífero deslocamento de massa de ar, em velocidade impressionante. Logo a seguir, devido à elevadíssima temperatura, surge um intenso clarão de ar ionizado: bola de fogo, cuja temperatura chega entre 5700 e 8600 graus Celsius. A radiação se propaga à velocidade da luz.

Além dos mortos, da devastação das cidades e do meio ambiente, da destruição da base econômica e da deterioração de todos os níveis de vida social, os sobreviventes sofrem com as lesões traumáticas, e muitos padecem com graves queimaduras pelo corpo.

Também é necessário destacar a fome e os surtos epidêmicos que surgem com a destruição da rede de água e esgoto, a exemplo da tuberculose, disenteria e hepatite. Doenças decorrentes das alterações psíquicas e psicossomáticas também se manifestam.

Os efeitos da radiação manifestam-se também nos descendentes dos que foram expostos a ela. Em Hiroshima e Nagasaki, por exemplo, anos depois das explosões nucleares, apareceram pessoas com catarata, leucemia ou outros tipos de câncer.

Ainda é preciso considerar o impacto sobre a camada de ozônio, levando ao aumento da radiação ultravioleta solar que incide sobre a superfície da Terra.

bottom of page