Musi
cali
zando
por anibal monteiro
(@profanibal)
Tem Alguém Aí?
A canção de Gabriel O Pensador fala sobre a questões das drogas na vida sensível do jovem
A música é uma crítica as drogas consumidas no século XX e XXI, falando sobre as relações sociais entre usuários e família. Vale uma reflexão da letra.
O Que Sobrou do Céu...
Nossas relações pessoais estão cada vez menores, a geração atual perde cada vez mais o contato com o mundo ao vivo.
Entrando numa questão demográfica (geografia), nos países emergentes a indústria é voltada para tecnologia, criando o consumismo pelos meios de comunicação que causam a perda das relações sociais, sentimentais, e até mesmo sexuais, fazendo a taxa de natalidade do país diminuir gradualmente. Em suma, a canção d'O Rappa fala também sobre um conceito que têm-se esquecido muito, a família.
Chico Science e a Geografia Recifense
Chico traz sempre em suas letras retratos de uma cidade que mesmo visada nos 90, ainda se encaixa perfeitamente nos dias atuais.
A banda Chico Science & Nação Zumbi sempre cantaram o seu estado, Pernambuco. Em suas letras é possível notar relados de Recife e Olinda, além de seus espaços geográficos e sua história. O banditismo social, a desigualdade social, os problemas urbanos, a revolução praieira, o folclore,a fome, os costumes e crenças, entre tantos outros temas, estão dentro das músicas da banda líder do manguebeat.
Pelas Ruas Que Andei (Alceu Valença)
Letra retrata algumas ruas da cidade do Recife.
Alceu cursou direito na Faculdade de Direito do Recife,nesse contexto, analisando a letra, a maior parte dela é falando sobre o centro da cidade (Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Sol...). Segundo o autor, ele fala sobre um menina que gostava. Então, encontra-se na letra aspectos literários(românticos) e geográficos.