top of page

A CANÇÃO DO SENHOR DA GUERRA

Existe alguém esperando por você
Que vai comprar a sua juventude
E convencê-lo a vencer

Mais uma guerra sem razão
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente que a guerra
Gera empregos, aumenta a produção

Uma guerra sempre avança a tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria

Pra que exportar comida se as armas
Dão mais lucros na exportação?

Existe alguém que está contando com você
Pra lutar em seu lugar já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer

E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando novos jogos de guerra

Que belíssimas cenas de destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação
Veja que uniforme lindo fizemos pra você
E lembre-se sempre que:
Deus está do lado de quem vai vencer

O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças

(Renato Russo)

A música faz crítica ao recrutamento de jovens em guerras sem razões(criadas com o objetivo de dar lucro ao país). Também, é citado o avanço tecnológico promovido por guerras, um grande exemplo é a Guerra Fria, que revolucionou a tecnologia no mundo. Por fim, fica claro a ironia feita pelo autor em alguns versos, para criticar as grandes potências que enviam milhares de jovens e adultos à guerra, tirando deles, suas famílias e seus lares, na intenção apenas de lucrar. Usando o ser humano como uma peça de mais um jogo (guerra). 

ENCONTRA-SE NA MÚSICA TEMAS COMO:

 

-HISTÓRIA: GUERRA FRIA(GUERRAS QUENTES: VIETNÃ,COREIA...).

-GEOGRAFIA: CAPITALISMO/DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL.

GUERRA DO VIETNÃ

Como antiga colônia francesa, o Vietnã foi dividido após a guerra de Indochina em duas porções: sul e norte, tal como a Coréia e com regimes igualmente antagônicos, sendo o norte socialista ligado a Ho Chi Mih  e o sul monárquico e pró-capitalismo. No ano de 1955 foi instalada uma ditadura no sul com o apoio norte americano e em 1959 uma guerra civil eclode opondo norte e sul, o conflito chega ao auge quando o presidente americano Lyndon Johnson com a autorização do senado faz uma intervenção total apoiando o lado capitalista contudo a resistência do norte ocupada por vietcongs e a opinião pública americana minavam os esforços americanos na região.

Dentro da guerra a ofensiva Saigon foi decisiva para balançar a opinião pública americana, junto ao movimento de contracultura e o movimento hippie que se opunha a guerra e a política intervencionista dos Estados Unidos e que promoveram vários eventos em prol dessa conscientização tal como o festival de Woodstock em 1969.

Com a mudança de governo e ascensão de Richard Nixon, houve um processo de 'vietnamização da guerra' com a retirada gradual de tropas americanas e a entrada de material bélico entregue as tropas do sul, como parte desse processo as tropas americanas intensificam os bombardeios com Nepalm e agente laranja, contudo, devido as altas baixas, ao escândalo de Watergate os americanosse retiram do conflito deixando desta forma que o sul seja tomado pelo norte que reunifica o país. A intervenção leva a morte de cerca de  58 mil norte-americanos e cerca de 3 milhões de indochineses destruindo o país quase por completo.

bottom of page